Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, em busca de criar alternativas para melhorar as condições de saúde das comunidades do nosso país os ACSs eram uma nova categoria de trabalhadores /as, formada pela e para a própria comunidade.
Hoje, a profissão de agente comunitário de saúde (ACS) é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o País. Isso pelo fato de os ACS transitarem por ambos os espaços – governo e comunidade – e intermediarem essa interlocução. O que não é uma tarefa fácil.
O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.
É nesse sentido que nós da Chapa 1, continuaremos lutando para que estes profissionais sejam cada vez mais valorizados, como foi o caso da equiparação do piso, do vale alimentação e a mais recente luta o pagamento da insalubridade. Por isso, SOMOS TODOS/AS CHAPA 1!